Reflexão parada de ônibus

11/09/2019

Fico pensando no que acontece quando a vida nos para e o que a vida pode estar querendo nos ensinar com isso. Podemos pensar na parada utilizando a metáfora de um ponto de ônibus. 

Fiquei pensando no que acontece quando a vida nos para e o que a vida pode estar querendo nos ensinar com isso. Podemos pensar na parada utilizando a metáfora de um ponto de ônibus. Quando estamos esperando um ônibus, estamos parados. Nesta parada podemos conhecer pessoas, trocar ideias, pensar sobre nossas vidas e escolhas, reclamar da vida e da demora, podemos até nos revoltar e achar que o melhor mesmo é desistir de tentar. Podemos reagir de várias maneiras.

Como você reage diante da espera? O que faz com ela? O que alguém que espera por algo pode fazer? Como se pode reagir diante da espera?

Vamos pensar nessa parada de ônibus como uma parada aonde vários ônibus passam, mas alguns estão lotados e por isso não podemos entrar, cada um aqui terá sua vez de pegar o ônibus, mas ainda não sabemos quando isso acontecerá. No entanto, essa parada e espera não precisam ser passivas, elas podem ser produtivas.

A passividade nos leva ao descontentamento, à impaciência, ao desânimo, à queixa, a pensamentos e sentimentos negativos em relação à vida, piorando ainda mais a situação.

A espera produtiva, pode nos conduzir a reflexões e a mudanças. Isso vai depender da lente com a qual se olha para essa espera e o que se faz com ela. Ela pode ser vista como um castigo ou como um presente, uma possibilidade de crescimento. A escolha é sua, é você quem decide como enxergar e o que fazer com seus momentos de espera.

De que forma você pode tornar sua parada produtiva?

Porém, em algum momento o ônibus chega e precisaremos escolher qual ônibus pegar. Na sua vida passarão vários ônibus, velhos e novos. Os velhos representam os caminhos já conhecidos, que você sabe para onde irão. Os novos são as novas possibilidades, novos trajetos, novas paisagens, novos desafios, novas escolhas.

Enquanto espera você pode reavaliar suas escolhas anteriores e planejar as futuras, lembre-se: só depende de você, a escolha é sua, você é o autor de sua história.

Quando a espera acabar que tipo de "ônibus" você deseja pegar? Desejo que em cada parada da vida você repense suas escolhas de maneira construtiva, se mantenha aberto a construir novas possibilidades e fazer escolhas novas, se reencontrando com sua coragem, despertando em si o desejo de arriscar e experimentar o novo para que seja possível desde já reconstruir sua vida e reescrever sua história.

Foto: por SeattleMunicipalArchives (Flickr)