Cassiano o rei esquecido do soul brasileiro.

24/09/2021

Cassiano era Genival Cassiano dos Santos, artista nascido em Campina Grande (PB), responsável por transformar a música brasileira e moldar o que conhecemos como soul music brasileira. 

Um fenômeno de alguns poucos discos, mas seminais. Morto no dia 07 de maio de 2021, aos 77 anos, Cassiano teve a carreira precocemente interrompida por um grave problema respiratório. Ele perdeu um dos pulmões e o cantar se tornou pesaroso.

Desconhecido pelo público brasileiro, porém admirado por grandes cantores como Tim Maia.

Vou deixar aqui os vídeos de algumas músicas do gênio da soul music no brasil que deveria ser muito mais valorizado ,e confesso que fiquei muito triste ao saber de sua morte, pois era um grande artista que deveria ser muito mais lembrado mas que infelizmente quase ninguém lembra.


Essa música é linda e foi grava também por Ivete Sangalo e por Pixote que a transformou em um clássico do pagode dos anos 90, e eu particularmente adoro essa música como muitas outras dele.

O que falar dessa música? eu simplesmente me arrepio ouvindo essa linda canção que Cassiano fez para sua filha Melissa, simplesmente uma linda sensacional gostosa de se ouvir.

Uma linda música que também foi regravada por Ivete Sangalo enquanto ainda era integrante da Banda Eva, Cassiano também cantou essa música junto com Djavan, e confesso que sempre ouço e canto essa música mesmo não sabendo cantar nada kk. 

Quando falamos da música primavera sei que muitos de vocês vão pensar em Tim Maia, Mauricio Manieri e muitos outros cantores mas quem surgiu essa música para o Brasil foi Cassiano em seu primeiro álbum "imagem e som" em 1971

Música usada por vários grupos e artistas e um deles foi o grupo de rap Racionais usada na música "da ponte pra cá" e também foi gravada por Marisa Monte, Djavan e Tim Maia

Lançada no álbum Apresentamos Nosso Cassiano mais uma linda canção que vale a pena ser ouvida.

Rasgo as cartas que eu
Sonhei em escrever
Por castigo ou capricho eu vivo tão só
Entre palmas de mãos
Que aplaudem musicas
Que eu vou agora cantar

Talvez minha moça
Linda moça.