As vantagens de ser tímido

11/09/2019

É comum associar a timidez a uma característica negativa, gerando dificuldades de relacionamento e, algumas vezes, trazendo sofrimento emocional. No entanto, ela também pode ser positiva. 

De todas as características que podem marcar a personalidade de alguém, seja na infância, adolescência ou vida adulta, a timidez costuma estar no grupo das que trazem mais prejuízos que benefícios. Sempre vem associada a problemas de introspecção, isolamento social e baixa autoestima.

O que precisa ser dito, entretanto, é que a timidez também é capaz de oferecer vantagens, sendo em muitos casos um mecanismo de preservação. Tudo vai depender de como a pessoa consegue lidar com a sua timidez, convertendo-a em potencial ao invés de enxergá-la somente como um ponto fraco. Quer saber mais sobre as vantagens que a timidez pode proporcionar? Confira a lista:

1) Pensar antes de agir

A capacidade de análise e reflexão são características que acompanham a timidez. Isso quer dizer que são pessoas pouco impulsivas, algo extremamente positivo tanto na esfera pessoal como profissional.

2) Efeito neutralizador nas interações sociais

Especialmente quando estão envolvidos em situações conflitivas, sua presença costuma ter um efeito calmante e neutralizador. Não há em sua forma de falar e comportar gestos excessivamente expressivos e/ou enérgicos, que só serviriam para esquentar os ânimos e piorar a discussão.

3) Ser acessível

As pessoas tímidas costumam ser modestas e acessíveis. Como não têm uma personalidade extravagante ou ameaçadora, os demais se sentem mais confortáveis para se aproximar e a convivência se dá de forma confortável para todo o grupo. Por isso, esse tipo de perfil é tão válido em trabalhos sociais, por exemplo.

4) Transmitir mais confiança

Com sua atitude reservada e sua já mencionada capacidade de escutar, a pessoa tímida acaba transmitindo uma imagem de confiabilidade e respeito. Por isso, não é raro que sejam bons líderes e tenham grande habilidade para trabalhar em grupo.

5) Capacidade de observação

A pessoa tímida tem a capacidade de prestar atenção a detalhes que podem passar inadvertidos para outras pessoas. Essa capacidade de observação tem grande valor, porque amplia a eficiência nas comunicações, já que o tímido está atento inclusive à linguagem não verbal.

6) Capacidade de concentração e foco

As pessoas tímidas normalmente são metódicas, e conseguem desempenhar suas tarefas com um nível de concentração maior que o observado em outros tipos de personalidade. Parte disso se deve à insegurança e ao medo de não estar à altura quanto à qualidade dos resultados. Por isso, planejam muito e tratam de antecipar todos os possíveis problemas.

7) Ser bom ouvinte

Ao contrário do que muitos podem pensar, a pessoa tímida não é uma pessoa distante. Aliás, nas interações sociais, revelam-se pessoas atentas e serenas, o que transmite um grande conforto emocional ao interlocutor.

_______________________________

A timidez é situacional, não deve ser confundida com introspecção. Ela se manifesta quando a pessoa se depara com situações específicas, por isso a importância do autoconhecimento, para saber exatamente como reagir para ter o controle, ao invés de se permitir ser controlado pelos impulsos.

Se você sente que necessita de ajuda para passar por esse processo de uma forma mais positiva, procure um psicólogo, que é um profissional especializado e apto a ajuda-lo.)